Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

França: Contagem intercalar indica aumento da afluência

Aumento de sete pontos percentuais.
13 de Dezembro de 2015 às 17:34
45 milhões de franceses estão inscritos para votar
45 milhões de franceses estão inscritos para votar FOTO: EPA
Cerca de 50,4 % dos eleitores franceses votou este domingo na segunda volta das eleições regionais, antes das 17h00 horas locais (16h00 horas em Lisboa), o que representa mais de sete pontos percentuais face à primeira volta do domingo passado.

Faltando uma hora para o encerramento da maior parte das assembleias de voto, à exceção das assembleias das maiores cidades, que fecharão às 19 horas ou às 20 horas locais, tinham votado tantos franceses como em toda a primeira volta, segundo informou o ministério do Interior francês.

Este valor supõe também um aumento da participação em relação às eleições regionais de 2010, quando à mesma hora haviam votado na primeira volta 43,47% dos eleitores.

As eleições regionais de 2010 registaram uma participação de 48,8% na segunda volta.

Apelo ao voto
Tradicionalmente, a segunda volta regista uma participação superior à primeira, mas as sondagens preveem, neste caso, um aumento maior devido à subida da extrema-direita nacionalista e xenófoba da Frente Nacional (FN), que pela primeira vez na sua História aspira a conquistar alguma região.

Em 2010, a diferença do aumento da votação nas duas voltas foi e quase cinco pontos percentuais.

A direita moderada e os socialistas apelaram à mobilização do eleitorado para evitarem a subida da extrema-direita e reduzir o nível da abstenção.

À frente em seis das treze regiões da primeira volta que se realizou no domingo passado, a Frente Nacional está em boa posição para conquistar quatro delas, se bem que as sondagens publicadas ao longo da semana apontem para a derrota.

45 milhões registados
A direita moderada, que até agora só controlava uma região, espera agora alcançar a maioria, enquanto a esquerda do presidente francês, François Hollande, espera limitar a queda que lhe atribuem algumas sondagens e manter um bom número de regiões, entre as quais a simbólica Paris, a mais rica e povoada.

No total, mais de 45 milhões de franceses estão registados para votarem na segunda volta das eleições regionais francesas.

As assembleias de voto abriram às 08h00 horas locais (07h00 horas em Lisboa) e encerram às 18h00 horas locais na maior parte dos municípios, enquanto nas cidades de média dimensão fecharão uma hora mais tarde e nas grandes cidades às 20h00 horas locais (19h00 horas em Lisboa).
França eleições regionais Frente Nacional François Hollande política eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)