page view

França criminaliza clientes de prostitutas

Pagar por sexo passa a ser crime punido por multa até 3750€.

07 de abril de 2016 às 16:44

A Assembleia Nacional francesa aprovou esta quarta-feira uma lei que criminaliza os clientes de prostitutas, ao mesmo tempo que despenaliza profissionais do sexo por venderem o corpo.

A medida, proposta pelos socialistas franceses, é polémica. No dia da aprovação da lei, um grupo de prostitutas manifestou-se em Paris, dizendo que a criminalização do cliente vai colocar ainda maiores dificuldades aos profissionais do sexo, que terão de se empenhar mais em esconder a atividade. "Putas em cólera - Não toquem nos nossos clientes", ou "Putas de punho erguido contra a penalização dos clientes" foram frases usadas em cartazes. 

A Amnistia Internacional também rege à lei com sérias reservas. "Isto significa que as trabalhadoras do sexo vão ter de correr mais riscos para proteger os clientes da polícia", e dão conta que as prostitutas são cada vez mais requisitadas a ir a casa dos clientes, em vez de os receberem num ambiente em que se sintam seguras.

A BBC cita a presidente da Fundação das Mulheres de França, que defende a nova lei, dizendo que vai agilizar a proteção policial das mulheres caso estas a requeiram. 

Estima-se que existem em frança entre 30 a 40 mil profissionais do sexo, na maioria mulheres.

Lei portuguesa pune lenocínio

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8