Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

François Hollande enfrenta Sarkozy

O Partido Socialista francês escolheu ontem François Hollande para enfrentar Nicolas Sarkozy nas presidenciais de 2012. Quando estavam contados cerca de dois terços dos votos das primárias socialistas e as projecções davam a Hollande cerca de 57%, Martine Aubry assumiu a derrota e felicitou o vencedor.
17 de Outubro de 2011 às 01:00
François Hollande já tinha vencido a primeira volta das primárias socialistas, há uma semana
François Hollande já tinha vencido a primeira volta das primárias socialistas, há uma semana FOTO: Regis Duvignau/Reuters

"Assumo a responsabilidade, orgulhoso da votação desta noite", afirmou Hollande após ver confirmada a vitória na segunda ronda das primárias socialistas. A sua adversária Martine Aubry apelou à unidade partidária. "Vou investir toda a minha força e energia para assegurar que Hollande é presidente de França dentro de sete meses", afirmou.

Recorde-se que Hollande já tinha batido Aubry na primeira volta, no dia 9, obtendo 39% dos votos contra 30% da rival, e partiu como claro favorito para o escrutínio decisivo de ontem, depois de os quatro candidatos eliminados na primeira volta (entre eles a sua ex--mulher, Ségolène Royal) lhe oferecem apoio unânime.

Dada a impopularidade do presidente Sarkozy, Hollande está bem colocado para levar os socialistas a recuperar o Eliseu após 17 anos de presidentes da direita. As sondagens dão-lhe 32% das intenções de votos contra 21% de Sarkozy. Aliás, qualquer dos finalistas socialistas superava Sarkozy nas sondagens, sinal de que o presidente terá sérias dificuldades em renovar o mandato.

PERFIL

François Hollande, de 57 anos, é um veterano do Partido Socialista francês, ao qual aderiu em 1979 e que chefiou entre 1997 e 2008. Embora competente, alguns consideram-no figura de segunda linha sem experiência de liderança, desde logo por não ter integrado qualquer governo. Entre as suas peculiaridades contam-se o facto de ir para o trabalho de scooter. Foi casado com a colega e rival de partido Ségolène Royal, que concorreu contra ele nas primárias e que em 2007 perdeu as presidenciais para Nicolas Sarkozy.

FRANÇOIS HOLLANDE FRANÇA ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS SARKOZY
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)