Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Furacão acerca-se do México

Com o Sul da Florida a ser atingido pela tempestade tropical ‘Ernesto’, que perdeu força depois de ter passado por Cuba, um novo furacão, desta feita, na costa do Pacífico, ameaçava ontem estâncias turísticas mexicanas. Receava-se que pudesse chegar a terra e varrer a região com fortes rajadas e chuvas, embora os meteorologistas previssem que o ‘olho’ da tempestade, denominada ‘John’, não deva atingir a população.
31 de Agosto de 2006 às 00:00
O ‘John’, que já passou à perigosa categoria 4 (no máximo de 5 na escala Saffir-Simpson), poderá atingir algumas praias na região. Apesar de não se prever que o ‘olho’ do furacão atinja terra, os meteorologistas previam que, em algumas áreas, as praias mexicanas pudessem ser fustigadas por fortes rajadas de vento, com mais de 130 quilómetros por hora.
Entretanto, a tempestade tropical ‘Ernesto’ surpreendeu os meteorologistas e estava ontem a perder força à medida que atravessava o Sul da Florida, onde os habitantes respiraram ontem de alívio depois de verificarem que a passagem do ‘Ernesto’ estava, por enquanto, a provocar danos muito menos reduzidos que o esperado.
Mas de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, mantinham-se os alertas em vastas regiões da Florida e também no estado da Carolina do Sul.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)