Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

FURACÃO AMEAÇA CAROLINA DO NORTE

O furacão ‘Isabel’ continua a avançar sobre a região noroeste dos EUA, sendo uma ameaça para o estado da Carolina do Norte. As autoridades aconselharam os habitantes desta região a manterem-se alerta e pediram aos residentes da zona costeira para evacuarem as suas casas.
16 de Setembro de 2003 às 17:52
Apesar da velocidade dos ventos do furacão ‘Isabel’ ter descido ligeiramente nas últimas horas, responsáveis do Centro Nacional de Furacões (CNH) mantém o alerta sobre o seu desenvolvimento. As autoridades pedem especial atenção para as regiões compreendidas entre a Carolina do Norte e o sul de Nova Inglaterra, nas zonas costeiras e em terra.
O furacão ‘Isabel’ mantém a sua rota na direcção da costa norte-americana, onde se espera que chegue quinta-feira. Na segunda-feira à noite o furacão perdeu alguma intensidade, passando para o grau 3 na escala de Saffir-Simpson – que se mede numa escala de um a cinco -, depois de no domingo ter estado no grau máximo de destruição. No entanto, os meteorologistas do CNH advertem que as flutuações de intensidade de um furacão desta envergadura são comuns e podem ocorrer num período de 24 horas.
Actualmente, o centro do ‘Isabel’ está localizado a cerca de 25,6 graus de latitude norte e 70 graus de longitude oeste, a 1.190 quilómetros a sul-sueste deo Cabo Hatteras, no estado da Carolina do Norte. A sua rota segue a 13 quilómetros hora rumo a noroeste.
Ver comentários