Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

G8 QUEREM IRAQUE SOBERANO

Os líderes dos países participantes na cimeira do G8 (sete países mais industrializados do Mundo mais a Rússia), que estiveram reunidos nos últimos dias em Evian (França), pronunciaram-se a favor de um Iraque “soberano, estável e democrático”, salientando a necessidade urgente de construir a paz e reconstruir o país.
3 de Junho de 2003 às 10:59
G8 QUEREM IRAQUE SOBERANO
G8 QUEREM IRAQUE SOBERANO
O G8 (EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Japão mais a Rússia) saudou ainda a aprovação da resolução 1.483 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que permitiu levantar as sanções impostas ao Iraque, e aplaudiu o anúncio da reunião preparatória da ONU com vista à reconstrução do país na era pós-Saddam.
Na declaração final da cimeira, os chefes de Estado e de Governo do G8 expressaram também a sua confiança nas grandes possibilidades que se abrem à economia mundial com vista à sua recuperação, depois das dificuldades registadas nos últimos anos.
A cimeira de Evian ficou também marcada pelos sinais de “desanuviamento” da relação entre os presidentes dos EUA, George W. Bush, e da França, Jacques Chirac. Os dois líderes, em rota de colisão desde a guerra no Iraque, reuniram-se à margem da cimeira, num encontro classificado como “muito positivo”, durante o qual Bush agradeceu o apoio francês à resolução votada na ONU sobre o pós-Iraque, enquanto Chirac exprimiu o seu apoio à iniciativa de paz dos EUA para o Médio Oriente.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)