Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Galiza isola 70 mil pessoas devido a surto de coronavírus em Lugo

Eleições regionais podem estar em causa com restrições impostas.
Pedro Zagacho Gonçalves 5 de Julho de 2020 às 12:33
A carregar o vídeo ...
16 - galiza

A Junta da Galiza decretou o encerramento, por cinco dias, de todos os acessos à costa de Lugo, Espanha, devido a um surto de coronavírus detetado na zona de La Mariña. As medidas de restrição de entrada e saída da região começarão à meia-noite deste domingo e também vão afetar a capacidade máxima e horários de lojas, hotéis e restaurantes. 

A região isolada tem 15 municípios e mais de 70 mil habitantes, que ficarão ‘presos’ nesta cerca sanitária. Esta medida surge 7 dias antes das eleições regionais, marcadas para dia 12 de julho, mas a Junta da Galiza não adianta como vai garantir o direito de voto, caso as medidas de confinamento não sejam levantadas até então e ponham em causa a votação dos habitantes locais.

Entre as medidas decretadas está a proibição de entrada e saída da região, a não ser por motivos de trabalho ou outras causas devidamente justificadas. os estabelecimentos de hotelaria e restauração serão obrigados a encerrar às 00h00 durante este período.

Esta medida na Galiza surge um dia depois de, na Catalunha, o governo ter decretado o confinamento de mais de mais de 200 mil pessoas em Lerida.

Os últimos dados do Ministério da Saúde espanhol dão conta de que o surto em La Mariña conta com 85 infetados com coronavírus e mais de 50 pessoas em isolamento.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Espanha Galiza El Diário Lugo Junta La Mariña política governos regionais saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)