Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Galiza vai multar quem se recusar a ser vacinado contra a Covid-19

Multas podem ir dos 1000 aos 600 mil euros. Medida foi aprovada esta terça-feira no Parlamento galego mas socialistas acreditam que Tribunal Constitucional pode chumbar.
23 de Fevereiro de 2021 às 17:05
Vacina da Moderna contra a Covid-19
Vacina da Moderna contra a Covid-19 FOTO: Reuters
A Galiza tornou-se esta terça-feira a primeira comunidade a aprovar uma medida que prevê multas entre os 1000 e os 600 mil euros para quem se recusar a ser vacinado contra a Covid-19 ou futuros vírus.

O Parlamento galego aprovou com a maioria do Partido Popular, de Alberto Núñez Feijóo, a Lei Autónoma de Saúde que permite aplicar as sanções.

A lei, rejeitada pela oposição, pode vir ainda a ser chumbada pelo Tribunal Constitucional, como defendem os socialistas. O Ministério da Saúde espanhol garantiu em declarações ao jornal El País que "como o resto das vacinações em Espanha, a vacina contra a Covid-19 não é obrigatória". No entanto, o ministério não esclarece se irão ser tomadas medidas ou se a decisão do Parlamento galego terá recurso.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Galiza Covid-19 Parlamento política partidos e movimentos
Ver comentários