Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Gang inglês desfeito em Espanha

As autoridades policiais espanholas detiveram na Costa del Sol 13 britânicos e apreenderam carros de luxo, jóias e dinheiro 'vivo', num total de dezenas de milhões de euros, desmantelando desta forma um 'gang' que se dedicada ao tráfico de droga e à 'lavagem' de dinheiro no Sul de Espanha.
14 de Julho de 2005 às 12:04
Gang inglês desfeito em Espanha
Gang inglês desfeito em Espanha FOTO: d.r.
Três dos detidos estão acusados pela Justiça britânica de homicídio e tentativa de homicídio e outros dois estão relacionados com um assassinato num negócio de droga falhado, em 2004, na Holanda.
De acordo com as autoridades policiais espanholas foram efectuadas rusgas em 12 locais e apreendidos muitos bens de luxo, armas e dinheiro (150 mil euros em notas). O valor total da apreensão pode ascender aos 50 milhões de euros, especulou a Polícia. A operação, denominada 'Açucar', desenrolou-se em Marbella, Mijas, Fuengirola e Málaga.
Este 'gang' inglês dedicava-se ao tráfico de droga, sobretudo haxixe e cocaína, para o Reino Unido e à 'lavagem' dos lucros do negócio ilegal, através de investimentos em bens imóveis e de capitais. O cabecilha do 'gang' é um inglês de origem paquistanesa e radicado em Marbella, que se encontra actualmente detido no Reino Unido. Aliás, quatro dos detidos já foram formalmente presos - um em Espanha e três no Reino Unido - e estão já a ser emitidos mandados internacionais de captura contra outros sete britânicos.
A Polícia espanhola está agora a trabalhar com a sua congénere inglesa no sentido de seguir a pista de outros membros do 'gang' e de bens envolvidos na 'lavagem' de dinheiro em solo inglês.
A rede envolvia 'correios' sempre em trânsito entre Espanha, Reino Unido, Holanda e Dubai e fazia entrar a droga no 'mercado' britânico através de Liverpool e Yorkshire.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)