Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Garcia Leandro: NATO preparada para reagir depois de ação de caças russos

General português diz que manobras militares da Rússia e da NATO são demonstração de "capacidade de intervenção".
30 de Outubro de 2014 às 12:22
General Garcia Leandro
General Garcia Leandro FOTO: D.R.

O general Garcia Leandro considerou esta quinta-feira que a NATO demonstrou estar preparada para agir em situações de tensão, depois das manobras militares não autorizadas realizadas na quarta-feira por aviões de combate russos no espaço aéreo internacional.

O antigo presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade e Terrorismo afirmou que o episódio ocorrido quarta-feira "faz parte da tensão que tem havido entre a grande Rússia e os países ocidentais que estão ligados à NATO". Garcia Leandro sustentou que se tratou de uma "demonstração de força e de capacidade de intervenção", por parte da Rússia e da NATO, lembrando que a tensão entre os dois blocos "já não tem a ver com o período soviético", mas sim com a "afirmação da grande Rússia, que está a ver que estão a entrar no seu espaço de interesses permanentes".


"É muito importante [isto acontecer] para algumas pessoas que estavam convencidas de que estávamos a viver numa paz perpétua - alguma opinião pública e políticos impreparados - e agora podem verificar que estamos numa situação que pode haver confrontos militares", sublinhou o responsável. Para Garcia Leandro, a NATO respondeu de acordo "com aquilo que está previsto, programado e treinado", demonstrando estar "preparada para este tipo de situações, que se encontra nos livros".

"Há uma troca de mimos de amigos/inimigos neste tipo de situação de tensão e de confronto em que existem interesses políticos, económicos e geopolíticos. É o regresso da geopolítica em força", rematou o general Garcia Leandro.

Garcia Leandro general NATO preparada reagir caças russos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)