Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Garzón prende líderes do Batasuna

A polícia espanhola deteve ontem 14 dirigentes do Batasuna, o ilegalizado braço político da ETA, numa operação ordenada pelo juiz Baltasar Garzón. Segundo fontes judiciais, os detidos faziam parte da renovada cúpula do movimento, que tentava reorganizar-se após a detenção da antiga direcção, em Outubro.
12 de Fevereiro de 2008 às 00:30
Os suspeitos, detidos simultaneamente numa operação lançada às primeiras horas da madrugada em várias localidade do País Basco, são acusados por Garzón de associação criminosa e integração ou colaboração com organização terrorista, tendo igualmente participado na “instrumentalização” da Acção Nacionalista Basca (ANV) e do Partido Comunista da Terras Bascasm (PCTV), os dois partidos bascos que Garzón pretende ilegalizar por ligações à ETA. Várias sedes locais da ANV foram passadas a pente fino pelos agentes envolvidos nesta operação.
HISTÓRICOS E DESCONHECIDOS
Entre os detidos está o antigo membro da Mesa Nacional do Batasuna, Karmelo Landa, um dos poucos dirigentes do movimento ainda em liberdade.
Foram ainda detidas várias figuras de segundo plano da esquerda ‘abertzale’, incluindo Nuria Zugarai, ex-membro do movimento Ekin (organização basca ilegalizada por ligações à ETA), Sonia Jacinto e Jesús María Arrobare, ambos tesoureiros do PCTV, para além de várias pessoas sem registo anterior de ligações à esquerda nacionalista.
A anterior cúpula do Batasuna tinha sido decapitada numa outra operação policial ordenada por Garzón em Outubro do ano passado, isto depois de o líder do movimento, Arnaldo Otegi, ter sido preso em Julho. No final do ano, porém, as autoridades detectaram indícios de que o movimento estaria a tentar reconstituir a sua direcção recorrendo a figuras menos conhecidas, o que deu origem à operação agora lançada por ordem do juiz Baltasar Garzón.
SOLTAS
SUSPENSÃO
O juiz Garzón pediu na semana passada a suspensão de todas as actividades políticas da ANV e PCTV por ligações à ETA.
PROTESTO
O Batasuna tinha convocado para o próximo dia 14 uma manifestação de protesto em Bilbao contra a repressão policial.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)