Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Garzón suspende ANV e PCTV

O juiz espanhol Baltasar Garzón decretou ontem a suspensão por três anos das actividades da Acção Nacionalista Basca (ANV) – que não poderá concorrer às legislativas do próximo dia 9 de Março – e também do Partido Comunista das Terras Bascas (PCTV), tendo o Ministério Público pedido ainda a suspensão do seu grupo parlamentar.
9 de Fevereiro de 2008 às 00:30
Entre outras medidas, Garzón determinou também o encerramento, pelo mesmo período de tempo, das sedes ou quaisquer outros centros que possuam os partidos, bem como o congelamento das suas contas.
ATENTADO EM VERGARA
Estas medidas surgem horas de- pois de ter explodido uma bomba junto a um tribunal de Vergara, em Guipúscoa. O atentado ocorreu de madrugada e causou elevados danos materiais no edifício do tribunal, em vários estabelecimentos comerciais das imediações e também em veículos.
Segundo a polícia, o artefacto que explodiu continha 15 quilos de amonitol, um explosivo que nunca antes era usado pela ETA. Recorde-se que os explosivos encontrados dentro de um barril de cerveja em Getxo, no passado dia 31 de Janeiro, também continham este explosivo.
O amonitol inclui um produto químico, o nitrometano, de alto poder destrutivo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)