Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Gates confirmado como secretário da Defesa

O Senado norte-americano confirmou a nomeação do ex-director da CIA Robert Gates para o cargo de Secretário da Defesa, em substituição de Donald Rumsfeld, que estava à frente do Pentágono desde o início da presidência de George W. Bush, em Janeiro de 2001.
7 de Dezembro de 2006 às 09:22
Gates, de 63 anos, cuja nomeação já havia sido aprovada por unanimidade pela comissão dos Assuntos Militares, recebeu agora o apoio da esmagadora maioria do Senado, com 95 dos 100 senadores que constituem esta câmara a votarem a favor.
A favor da nomeação do novo homem forte do Pentágono, esteve a sua audição, terça-feira, perante uma comissão do Senado, agora dominado pelos democratas, durante a qual admitiu que os EUA não estão a ganhar a guerra no Iraque, mostrando-se receptivo a avaliar novas fórmulas para tentar solucionar o conflito.
Robert Gates sucede, assim, a Donald Rumsfeld, demitido no passado dia 8 de Novembro, após os maus resultados registados pelo partido republicano nas eleições intercalares realizadas um dia antes, nas quais os democratas conseguiram alcançar a maioria no Senado e na Câmara dos Representantes.
Ver comentários