Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Gémeo de Kaczynski diz que relatório russo é "humilhação para a Polónia"

O relatório russo sobre o acidente do avião do presidente polaco Lech Kaczynski em Smolensk em Abril de 2010, apresentado hoje em Moscovo, é "uma humilhação para a Polónia", declarou o irmão gémeo Jaroslaw Kaczynski, líder da oposição conservadora polaca.
12 de Janeiro de 2011 às 16:45
Jaroslaw Kaczynski reagiu ao relatório russo sobre a queda de avião que matou o seu irmão gémeo
Jaroslaw Kaczynski reagiu ao relatório russo sobre a queda de avião que matou o seu irmão gémeo FOTO: Peter Andrews/Reuters

"Esse relatório é uma humilhação para a Polónia", declarou Jaroslaw Kaczynski, gémeo de Lech Kaczynski, durante uma conferência de imprensa em Varsóvia.   

"É a consequência de ter deixado o inquérito nas mãos dos russos. O relatório torna responsáveis os pilotos e a Polónia, de forma unilateral e sem provas. Muitas questões permanecem sem respostas", afirmou, citado pela agência France Presse.  

Segundo o relatório definitivo do Comité Intergovernamental da Aviação russo, apresentado durante uma conferência de imprensa em Moscovo, o presidente Kaczynski e outros altos responsáveis polacos pressionaram a tripulação do avião, os pilotos não estavam suficientemente treinados e tomaram a decisão de aterrar "em condições desapropriadas".  

As autoridades russas concluíram que o avião que matou o presidente polaco Lech Kaczynski caiu porque a tripulação foi pressionada a aterrar em condições adversas por um oficial da Força Aérea que estaria alcoolizado. 

Kaczynski e outras 95 pessoas, incluindo a mulher do chefe de Estado polaco e altos responsáveis do país, morreram a 10 de Abril de 2010 quando o avião em que seguiam, um Tupolev 154, se despenhou quando foi tentada uma aterragem em Smolensk, no oeste da Rússia. 

O acidente ocorreu quando o presidente polaco previa assistir às cerimónias do 70.º aniversário do massacre pela polícia secreta soviética de cerca de 22 mil oficiais polacos, prisioneiros do Exército Vermelho, durante a II Guerra Mundial em Katyn, perto de Smolensk.

Polónia Rússia Katyn Smolensk II Guerra Mundial Kaczynski Acidente aéreo Lech Kaczynski Jaroslav Kaczynski
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)