Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

GHAZI YAWAR É O NOVO PRESIDENTE DO IRAQUE

Ghazi Ajil al-Yawar, um líder tribal sunita de 46 anos, foi escolhido para presidente do Iraque no novo governo transitório que vai assumir o poder do país depois de 30 de Junho, confirmou um porta-voz do Conselho do Governo transitório esta terça-feira. A nomeação já foi confirmada pela ONU.
1 de Junho de 2004 às 08:35
Ghazi Ajil al-Yawar
Ghazi Ajil al-Yawar FOTO: d.r.
Yawar, um engenheiro civil de profissão, que abandonou o país em 1990 para passar a viver na Arábia Saudita, onde fundou uma próspera empresa de telecomunicações, era o preferido dos iraquianos. O eleito para a presidência do Iraque após a transferência de poderes já aceitou o convite para o cargo.
Numa primeira votação, havia sido designado o também sunita Adnan Pachachi, de 81 anos, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano e pertencente a uma família de altos dirigentes do Estado. Todavia, o político preferido pelos EUA e pela ONU para assumir o cargo acabou por recusar o convite horas mais tarde.
Num comunicado, o enviado especial da ONU ao Iraque, Lakhdar Brahimi, confirmou a nomeação de Yawar e anunciou que os vice-presidentes serão Ibrahim Jaafari, líder do partido xiita Dawa, e Rowsch Shways, membro da minoria curda não-árabe.
Numa primeira reacção à sua nomeação, o novo presidente iraquiano agradeceu o apoio dos Estados Unidos da América e fez questão de afirmar que os iraquianos desejam ter total soberania para poderem construir um país livre, democrático e unido.
Proveniente do Norte do Iraque, Yawar é sobrinho do xeque Mohsen Al-Yauar, líder da tribo Chammar, que conta com três milhões de membros sunitas e xiitas, que se distribuem desde o Norte da Síria até ao sul da Arábia Saudita, passando pelo Iraque e Koweit.
Tanto Yawar como Pachachi viveram largos anos no exílio. O primeiro permaneceu 15 anos no estrangeiro e o segundo passou 33 anos da sua vida entre o Reino Unido e os Emirados Árabes Unidos. Ambos regressaram ao Iraque após a queda do regime de Saddam Hussein, em Abril de 2003.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)