Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Google homenageia a "italiana genial"

Já usou o Google hoje? Contamo-lhes tudo sobre a homenageada desta sexta-feira, a filósofa e matemática Maria Geatana Agnesi.
16 de Maio de 2014 às 12:00
Google presta homenagem a filosofa e matemática italiana
Google presta homenagem a filosofa e matemática italiana FOTO: Google

"Os números são o degrau mais alto do conhecimento, são o conhecimento em si". A frase é de Platão e retrata a íntima relação que os filósofos mantêm com a matemática. Esta sexta-feira, o Google presta homenagem a Maria Gaetana Agnesi, italiana, nascida em Milão em 1718, que dedicou a vida às "mais nobres ciências", a dos números e a da sabedoria.

Menina da nobreza italiana, escreveu com 9 anos de idade uma dissertação académica que defendia o direito das mulheres à educação. Aos 13 anos Maria já era fluente em francês, grego, hebraico, espanhol e alemão.

A primeira mulher a dar aulas na Universidade de Bolonha, é também a autora do segundo livro que trata o cálculo diferencial e integral e da obra Proposições Filosóficas que, em latim, aprofunda ainda mais a relação amorosa e intemporal entre a matemática e a filosofia.

Durante 10 anos a "italiana genial" dedicou-se ainda a escrever a obra que lhe valeu o título, 'Instituições Analíticas', que, em dois volumes aborda a mecânica celestial e a teoria da gravidade de Newton.  

A filósofa e matemática morreu aos 80 anos num lar de idosos em Milão.

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA TODOS OS DOODLES PUBLICADOS

 

google homenagem Maria Geatana Agnesi filósofa matemática
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)