Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Governo grego toma posse

O Governo de coligação grego, chefiado por Lucas Papademos, tomou esta sexta-feira posse no palácio presidencial.
11 de Novembro de 2011 às 15:46
Papademos já tomou posse como novo primeiro-ministro grego
Papademos já tomou posse como novo primeiro-ministro grego FOTO: Simela Pantzartzi/Epa

O Ministério das Finanças da Grécia vai continuar a ser dirigido pelo socialista Evangelos Venizelos e os Negócios Estrangeiros passam para a direita com a nomeação do ex-comissário europeu Stavros Dimas, no novo governo de coligação.

Venizelos, de 54 anos, mantém também o cargo de vice-primeiro-ministro. Dimas, 70 anos, é vice-presidente da Nova Democracia, o principal partido da oposição que domingo aceitou participar num governo de coligação para salvar a Grécia da bancarrota.  

A equipa formada pelo novo primeiro-ministro Lucas Papademos, antigo vice-presidente do Banco Central Europeu, marca também a entrada da extrema-direita no governo com a nomeação de Makis Voridis para o Ministério dos Transportes e de Adonis Georgiadis para a secretaria de Estado para o Desenvolvimento da Marinha Mercante. É a primeira vez que a extrema-direita entra num governo grego desde o regresso do país à democracia em 1974.  

Voridis e Giorgiadis são membros da União Popular Ortodoxa (direita nacionalista), quarta formação parlamentar que passou hoje a integrar a aliança governamental com a maioria socialista e a oposição conservadora. 

O novo governo tem 17 ministros: 14 socialistas, 2 conservadores (Stavros Dimas e, na Defesa, Dimitris Avramopoulos) e um da extrema-direita.  

Doze dos ministros socialistas do anterior governo, dirigido por George Papandreou, foram reconduzidos, entre os quais o ministro da Saúde, Andreas Loverdos, a da Educação, Anna Diamantopoulos, e o do Ambiente e Energia, Georges Papaconstantinou. 

grécia governo tomada posse papademos extrema-direita
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)