Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Governo Português condena atentados terroristas em França, Tunísia e Kuwait

As autoridades portuguesas reiteram "a importância da continuada coordenação de esforços na luta contra o terrorismo".
26 de Junho de 2015 às 17:59
O ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete
O ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

O Governo Português condenou os atentados terroristas ocorridos esta sexta-feira em França, Tunísia e Kuwait, que provocaram mais de meia centena de vítimas mortais, e defendeu a importância da cooperação internacional contra o terrorismo.

"Lamentando profundamente a perda de vidas, o Governo Português expressa aos Governos dos países afetados e às famílias das vítimas as suas mais sinceras condolências e a sua solidariedade", refere um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

Não havendo ainda indicações precisas quanto à identidade da totalidade das vítimas, as autoridades portuguesas estão a acompanhar a situação a partir das Embaixadas de Portugal nos países afetados.  

As autoridades portuguesas reiteram "a importância da continuada coordenação de esforços na luta contra o terrorismo. Portugal estará sempre empenhado na defesa dos valores da liberdade, democracia e tolerância", acrescenta o comunicado.

Em França, uma cabeça decapitada com inscrições em árabe foi encontrada numa fábrica de gás industrial perto de Lyon (leste) depois de um atacante ter conduzido um veículo a alta velocidade contra garrafas de gás, provocando uma explosão. O atacante sobreviveu e foi detido.

Na Tunísia, um atirador vestido como um turista atacou um hotel na estância turística de Sousse, na costa oriental, matando pelo menos 27 pessoas, entre as quais turistas, antes de ser morto pela polícia.

No Kuwait, um bombista suicida fez-se explodir dentro de uma mesquita xiita na capital do país durante a oração do meio-dia, matando pelo menos 25 pessoas. O ataque foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)