Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Grécia, França, Itália e Chipre fazem exercício militar conjunto a sul da ilha de Creta

Turquia e Grécia estão envolvidos numa disputa cada vez mais tensa desde há semanas.
Lusa 26 de Agosto de 2020 às 10:39
Militares
Militares FOTO: Getty Images
Grécia, França, Itália e Chipre vão fazer hoje um exercício militar conjunto no sul da ilha de Creta, no Mediterrâneo oriental, informou o Ministério da Defesa grego.

O exercício militar conjunto vai decorrer até sexta-feira, segundo o Ministério da Defesa.

"Chipre, Grécia, França e Itália concordaram acordaram uma presença conjunta no Mediterrâneo Oriental no âmbito da Iniciativa de Cooperação Quadripartida (SQAD)", refere o ministério em comunicado.

"As tensões e a instabilidade no Mediterrâneo oriental aumentaram as disputas por questões relativas ao espaço marítimo (limitações, migrações, fluxos)", é referido no comunicado.

Na terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, cujo país detém a presidência rotativa da União Europeia, foi a Atenas e Ancara para tentar acalmar a disputa entre os dois países vizinhos, membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, NATO na sigla em inglês), e encorajá-los a dialogar sobre a delimitação das águas no Mediterrâneo.

A Turquia e a Grécia estão envolvidos numa disputa cada vez mais tensa desde há semanas, tendo ambos colocado o Exército em alerta e a enviar navios de guerra na sequência da disputa sobre as fronteiras marítimas e direitos de prospeção 'offshore'.

Os dois países anunciaram que vão realizar exercícios militares entre a ilha grega de Creta e Chipre, onde o navio de prospeção turco está a levar a cabo operações de investigação sísmica de hidrocarbonetos, escoltados pela Marinha de Guerra de Ancara.

A Grécia sustenta que o navio de prospeção turco se encontra na placa continental grega, onde tem os direitos exclusivos de potenciais depósitos e gás e petróleo, pelo que optou por enviar vasos de guerra para a área.

A Turquia está também a efetuar prospeções em águas que Chipre reclama como suas.

Grécia Chipre França Itália Creta Mediterrâneo Oriental Ministério da Defesa Turquia política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)