Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Grécia: Referendo para introduzir mudanças no sistema político

O primeiro-ministro grego, Yorgos Papandréu, anunciou este domingo que vai convocar um referendo no Outono para introduzir mudanças no sistema político e administrativo do país, à beira da falência devido à sua enorme dívida.
19 de Junho de 2011 às 17:27
George Papandréou anunciou referendo para acalmar movimentos de contestação
George Papandréou anunciou referendo para acalmar movimentos de contestação FOTO: d.r.

Numa medida destinada a acalmar o descontentamento nas ruas, Papandréu está disposto a submeter a referendo algumas medidas que disse hoje no Parlamento serem "necessárias para terminar com as raízes dos problemas que levaram a crise à Grécia".  

O primeiro-ministro informou que vai nomear uma equipa de 20 a 25 assessores de todos os sectores para estudar as mudanças necessárias e "convocar um referendo no Outono".  

A consulta popular vai abordar as medidas que essa equipa sugerir e que têm por objectivo combater a corrupção, a evasão fiscal, a fuga de capitais e os privilégios dos deputados e altos funcionários.  

Esses são precisamente os temas que estão no centro das críticas do movimento grego dos 'indignados' que há quase um mês protestam de forma pacífica em frente ao Parlamento. 

grécia referendo outono sistema político administração
Ver comentários