Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Grécia suspende correio internacional por dois dias

As autoridades gregas suspenderam esta quarta-feira de manhã toda a circulação postal aérea internacional por um período de 48 horas, depois de ontem terem sido enviados para Atenas – e outras capitais europeias – mais de dez pacotes suspeitos de conterem explosivos.

3 de Novembro de 2010 às 12:10
Ntamiano Bolano, 23 anos, um dos cinco suspeitos de pertencer ao o grupo anarquista "Conspiração das células de fogo", cuja fotografia foi divulgada esta quarta-feira pelas autoridades gregas
Ntamiano Bolano, 23 anos, um dos cinco suspeitos de pertencer ao o grupo anarquista 'Conspiração das células de fogo', cuja fotografia foi divulgada esta quarta-feira pelas autoridades gregas FOTO: EPA

A polícia grega iniciou uma verdadeira caça aos responsáveis pelo envio de 13 pacotes com explosivos às autoridades estrangeiras descobertos desde segunda-feira, incluindo Alemanha e Itália, supostamente ligados ao movimento anarquista local.

A polícia divulgou as fotografias de cinco homens com idades entre 21 e 30 anos, que são procurados desde o fim de 2009 por ligação com o grupo anarquista "Conspiração das células de fogo".

A pista do grupo no caso dos pacotes-bomba enviados ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e ao primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, assim como a uma série de embaixadas em Atenas, surgiu na segunda-feira com a detenção de dois suspeitos, que haviam acabado de deixar pacotes em agências de entrega rápida em Atenas.

Alertadas pela explosão acidental na segunda-feira de um dos pacotes, as autoridades gregas conseguiram localizar a maioria dos artefatos, apesar de um pacote-bomba ter chegado à sede da chancelaria alemã, onde foi neutralizado pela segurança de Merkel.

O envio a Berlusconi foi interceptado na terça-feira à noite no aeroporto de Bolonha (Itália) e o dirigido a Sarkozy estava com os suspeitos detidos na segunda-feira em Atenas, que têm 22 e 24 anos.

GréciabombapacotesatentadoscorreioNicolas SarkozyAngela Merkel Silvio Berlusconi
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)