Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Greta Thunberg em conferência sobre clima critica "blá blá blá" dos políticos

Jovem ativista alerta, mais uma vez, para a emergência climática em cimeira do clima.
Correio da Manhã 28 de Setembro de 2021 às 17:26
A carregar o vídeo ...
Greta Thunberg em conferência sobre clima crítica bla bla bla dos políticos
A jovem ativista do clima Greta Thunberg insurgiu-se contra os líderes mundiais que vão estar presentes na cimeira do clima Cop26, marcada para outubro. As acusações por parte da jovem foram proclamadas esta terça-feira, na cimeira do clima 'Youth4Climate', que decorre na cidade italiana de Milão.

"Reconstruir melhor, blá, blá, blá. Economia verde, blá, blá, blá. Zero emissões até 2050, blá, blá, blá", foram as críticas da ativista às palavras alegadamente vagas dos líderes políticos.

"É tudo o que ouvimos dos nossos supostos líderes. Palavras que soam grandes mas até agora não resultaram em qualquer ação. Os nossos sonhos e ambições afogam-se nas suas promessas vazias", atirou.

"É claro que precisamos de um diálogo construtivo", disse Thunberg. "Mas eles (líderes mundiais) já tiveram 30 anos de blá, blá, blá e onde é que isso nos levou? Ainda podemos reverter a situação, é perfeitamente possível. Exigirá reduções de emissões anuais drásticas e imediatas. Mas não se as coisas continuarem como estão hoje. A falta de ação intencional dos nossos líderes é uma traição a todas as gerações presentes e futuras."

A cimeira do clima Cop26 vai decorrer em Glasgow, no Reino Unido, a 31 de outubro a 12 de novembro, e todos os anfitriões devem manter as promessas do Acordo de Paris, nomeadamente a de cortar as emissões para limitar o aumento da temperatura global em 1,5 graus Celsius.
Cop26 Youth4Climate Greta Thunberg Milão ambiente clima crise climática
Ver comentários