Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

GRIPE DAS AVES INFECTA PORCOS

O vírus da gripe das aves que afectou as produções de várias regiões da China, foi agora identificado nos suínos, aumentando a preocupação dos riscos de transmição da doença aos humanos.
20 de Agosto de 2004 às 08:43
Trata-se da primeira vez que é detectada esta infecção em porcos, segundo Chen Hualan, responsável do Laboratório Nacional de Investigação, na China. O vírus H5N1, vulgarmente denominado gruipe das aves por , até agora, apenas afectar produções de galinhas e patos, foi isolado em análises a porcos feitas em 2003 e 2004.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para o perigo de o vírus H5N1 poder afectar milhões de pessoas, caso fosse combinado com o vírus da gripe humana. Este risco aumenta com a infecção dos suínos, já que o seu organismo deste animal pode acolher tanto vírus animais como humanos.
Crescem assim os receios internacionais de que
uma junção entre os vírus da gripe adas aves e da gripe humana clássica resulte num novo vírus susceptível de desencadear uma epidemia que rapidamente se alastraria a todo o planeta, à semelhança da gripe espanhola que fez mais de 20 milhões de mortos no século XX.
Ver comentários