Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

GRIPE DAS AVES NA COREIA DO SUL

As autoridades da Coreia do Sul confirmaram esta segunda-feira a existência de um surto de um tipo altamente contagioso de gripe das aves num aviário perto da capital, Seul.
15 de Dezembro de 2003 às 15:20
Desde o início do corrente mês morreram naquele aviário, situado a cerca de 80 quilómetros de Seul, mais de 21 mil frangos. As restantes cinco mal aves naquela produção já foram abatidas. As autoridades confirmaram tratar-se de um surto de uma estirpe altamente contagiosa do vírus da gripe das aves, denominada H5N1.
A gripe das aves só raramente contagia humanos e só em casos de se tratar de uma estirpe muito contagiosa do vírus. Entre 1997 e 1998, esta mesma estirpe agora detectada perto de Seul matou seis pessoas em Hong Kong.
A indústria de avicultura na Coreia do Sul produz 100 milhões de frangos por ano, maioritariamente para consumo interno. Desde 1996 apenas tinham sido detectadas na Coreia do Sul estirpes menos contagiosas do vírus da gripe das aves, uma doença que obrigou as autoridades na Holanda (quarto maior produtor mundial) a abater 26 milhões de frangos em 250 explorações.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)