Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

“Guerra vai acabar com negociação"

A guerra do Iraque vai terminar com uma negociação", declarou ontem ao CM o general Loureiro dos Santos por ocasião do lançamento do seu mais recente livro: ‘A Ameaça Global: O Império em Cheque – A Guerra do Iraque em Crónicas’.
2 de Abril de 2008 às 00:30
 O chefe da diplomacia com Loureiro dos Santos (à dir)
O chefe da diplomacia com Loureiro dos Santos (à dir) FOTO: Pedro Catarino

"Normalmente, nas guerras convencionais, há uma parte que perde e se rende e alguém que passa a ocupar o terreno. Neste caso terminará com uma negociação – os EUA e o Irão querem garantir o essencial dos seus interesses", acrescentou o general Loureiro dos Santos.

Nas crónicas, publicadas em vários jornais, incluindo o Correio da Manhã, o general analisa os seis anos desde o início da guerra do Iraque, abordando a ordem internacional unipolar, as mudanças radicais a que estão a ser obrigados os EUA em relação à política externa, as consequências da guerra na ordem mundial e a perda de poder do ‘império’.

LUÍS AMADO APRESENTA

A apresentação do livro esteve a cargo do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, num lançamento que contou ainda com a presença do ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, além das mais altas individualidades militares e do antigo presidente da República, general Ramalho Eanes.

Luís Amado declarou que, "apesar de alguns constrangimentos" pelas funções que desempenha, não hesitou em aceitar o convite do general. "O nosso general usa uma prosa seca que um analista metódico não pode esconder e, com um traço de emoção, aqui e ali, os temas são tratados com disciplina intelectual".

PERFIL

Nascido em Sabrosa (Vila Real) a 2 de Setembro de 1936, o general Loureiro dos Santos dispõe de um vasto currículo. Foi vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, ministro da Defesa Nacional dos IV e V Governos Constitucionais e chefe de Estado-Maior do Exército. Autor de várias obras, doutorou-se, no Brasil, em Ciências Militares e leccionou em vários institutos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)