Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Hamas e Fatah acertam agenda política

Os representantes das diversas facções palestinianas, entre as quais o Movimento Islâmico Hamas, no Governo, e a organização Fatah, do presidente Mahmoud Abbas, revelaram esta quarta-feira ter chegado a acordo sobre a criação de um comité destinado a delinear uma plataforma política para a constituição de um governo de unidade nacional.
24 de Janeiro de 2007 às 11:38
O representante da Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP), Salah Nazer, revelou que os diversos líderes chegaram também a acordo sobre a agenda de assuntos a debater na ronda de conversações, retomada ontem.
De acordo com o compromisso acordado entre as várias facções palestinianas, a comissão criada esta madrugada deverá entregar nas próximas 48 horas um plano para uma plataforma política que sustente a constituição de um governo.
O reinício das conversações sobre a formação de um governo de unidade nacional, interrompidas desde Dezembro, foi acordado no passado domingo, em Damasco, entre o presidente da Autoridade Palestiniana e líder da organização Fatah, Mahmoud Abbas, e o líder político do Movimento Islâmico Hamas, Khaled Meshaal.
CONFRONTOS EM GAZA
Entretanto, a violência nas ruas mantém-se. Pelo menos quatro palestinianos foram feridos esta quarta-feira, em Gaza, na sequência de confrontos registados entre militantes do Hamas e da Fatah, um dia depois do reinicio das conversações para a constituição de um governo de unidade nacional.
Testemunhas citadas pelas agências noticiosas afirmaram que três civis e um homem armado da Fatah foram feridos durante um tiroteio ocorrido perto da casa de um oficial do movimento liderado pelo presidente palestiniano, Mahmoud Abbas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)