Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Hamas promete continuar luta

Os confrontos na Faixa de Gaza “continuarão” mesmo que Israel avance com um cessar-fogo unilateral, afirmou este sábado um responsável do movimento radical Hamas, Osama Abu Hamdane.
17 de Janeiro de 2009 às 11:59
O Hamas vai continuar a lutar enquanto as tropas israelitas permanecerem na Faixa de Gaza
O Hamas vai continuar a lutar enquanto as tropas israelitas permanecerem na Faixa de Gaza FOTO: d.r.

“Este cessar-fogo unilateral não prevê a retirada do Exército israelita, que enquanto permanecer em Gaza enfrentará resistência e a confrontação”, afirmou o responsável do Hamas radicado em Beirute.

Para Hamdane, o anunciado cessar-fogo unilateral israelita não passa de uma “tentativa de contornar o plano egípcio” para um trégua.

Uma delegação do Hamas viaja hoje para o Cairo para encetar negociações que ponham fim ao conflito que já causou a morte a mais de 1.100 pessoas e deixou feridas cerca de cinco mil.

DOIS MORTOS EM BOMBARDEAMENTO DE ESCOLA

Uma mulher e uma criança foram mortos durante um bombardeamento israelita a uma escola gerida pela ONU em Beit Lahiya, no norte da Faixa de Gaza, onde civis se refugiavam dos combates.

Onze pessoas ficaram ainda feridas no bombardeamento, que provocou um incêndio. Em redor da escola, as tropas israelitas enfrentaram activistas palestinianos.

Noutro ponto da Faixa de Gaza, uma menina de dois anos foi morta por uma granada israelita e três palestinianos foram mortos por uma granada de tanque.

ONU EXIGE CESSAR-FOGO IMEDIATO E DURADOURO

A Assembleia-geral da ONU exigiu sexta-feira à noite um cessar-fogo imediato e duradouro, que conduza à retirada total das forças israelitas da Faixa de Gaza.

Numa resolução aprovada por 142 votos a favor, três contra e nove abstenções, o plenário da ONU “exigiu o respeito sem condições da resolução 1860 do Conselho de Segurança”. O texto exige ainda o fim do bloqueio ao território palestiniano, permitindo a entrada de ajuda humanitária.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)