Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Hamid Karzai toma posse em Cabul

Hamid Karzai, o primeiro presidente democraticamente eleito no Afeganistão, tomou posse esta terça-feira numa cerimónia realizada no Palácio Presidencial de Cabul, sob fortes medidas de segurança para evitar eventuais atentados dos Taliban ou da rede terrorista Al-Qaeda e garantir a segurança dos convidados, entre os quais o vice-presidente e o secretário da Defesa norte-americanos, respectivamente Dick Cheney e Donald Rumsfeld.
7 de Dezembro de 2004 às 08:16
Hamid Karzai
Hamid Karzai FOTO: Reuters
Durante o seu discurso de tomada de posse, Karzai fez questão de sublinhar que “a luta contra o terrorismo ainda não acabou”, apesar do sucesso obtido para “enfraquecer este inimigo da Humanidade”. “O relacionamento entre o terrorismo e o narcotráfico e a ameaça do extremismo na região continuam a causar preocupação”, admitiu o presidente afegão.
Desde segunda-feira, a Polícia afegã montou um cordão de segurança em torno do percurso com cerca de quatro quilómetros que vai desde o aeroporto da capital afegã até ao centro da cidade, onde se encontra o Palácio Presidencial e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde terá lugar o almoço oficial após a tomada de posse de Karzai, que contará com a presença de centena e meia de convidados estrangeiros.
O dia de hoje foi declarado feriado no Afeganistão, sendo que o comércio está fechado em Cabul, cujas ruas estão encerradas ao trânsito por motivos de segurança, com elementos da Polícia e do Exército a patrulharem as ruas, auxiliados por veículos blindados da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF). A capital afegã é também sobrevoada por helicópteros e aviões dos EUA e da ISAF.
TALIBAN ATACAM NO SUL DO PAÍS
A justificar as preocupações com a segurança, pelo menos seis combatentes taliban e três soldados afegãos morreram ontem à noite, durante um ataque contra os militares perpetrado na província de Khost, no sul do país. De acordo com fontes militares locais, os guerrilheiros taliban atacaram um posto militar no distrito de Ali Sher, junto à fronteira com o Paquistão horas antes da tomada de posse de Hamid Karzai.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)