Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

HARRY OBRIGADO A ABANDONAR RANCHO

O príncipe Harry de Inglaterra, que fez uma pausa de quatro meses nos seus estudos e está a viver na Austrália, foi retirado pela polícia de um rancho que visitava para não ser 'engolido' pelos jornalistas que se atropelam para conseguirem notícias e fotos do jovem príncipe. Aliás, a 'loucura' dos 'media' australianos em torno da presença de Harry no país é de tal ordem que este pode mesmo regressar a casa.
28 de Setembro de 2003 às 00:00
Harry num raro momento de descontração em terras australianas
Harry num raro momento de descontração em terras australianas FOTO: d.r.
Harry chegou à Austrália na passada terça-feira, tendo sido instalado no rancho de Toolombilla, no estado de Queensland, cuja proprietária é Annie Hill, uma amiga de longa data da malograda princesa Diana de Gales. O marido desta, Noel Hill, é filho do milionário e "estrela" de pólo Sinclair Hill, treinador do príncipe Carlos. E os problemas para Harry começaram logo ali.
Sujeito a um assédio permanente dos jornalistas, o príncipe, terceiro na linha de sucessão ao trono dos Windsor, optou inicialmente por permanecer fechado em casa, a ver vídeos, em vez de vestir a pele de "jackaroo" ("cowboy" australiano), como tinha programado. Tudo para evitar as câmaras e as máquinas fotográficas. Mas, a pressão continuou e o príncipe (e a sua 'entourage') 'fartou-se'. Na sexta-feira, pela calada da noite, o jovem foi levado para local desconhecido, por uma autêntica caravana policial.
"Ele deixou o rancho depois de o seu tutor ter ameaçado que se eles (os jornalistas) não abandonassem o local, o príncipe iria embora", afirmou fonte da Associação Australiana de Imprensa. E os ditos não se fizeram rogados. A debandada dos jornalistas foi geral mas não se sabe ainda se o príncipe voltará ao rancho.
Em Londres, o Palácio de St. James, morada oficial de Harry, já reagiu à polémica, manifestando preocupação e desilusão com o comportamento da Imprensa. A família real pondera mesmo a hipótese de Harry regressar a casa.
Recorde-se que o filho mais novo de Carlos e Diana decidiu fazer uma paragem de um ano nos seus estudos an- tes de ingressar na carreira militar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)