Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Helicóptero despenha-se no Iraque

Quatro soldados italianos perderam a vida vítimas da queda de um helicóptero militar próximo da cidade de Nassíria , no sul do Iraque, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa italiano. Desconhece-se ainda o que causou a queda do aparelho.
31 de Maio de 2005 às 09:55
Helicóptero despenha-se no Iraque
Helicóptero despenha-se no Iraque FOTO: d.r.
Segundo informam hoje os media italianos, as equipas de socorro ao chegarem ao local em que o helicóptero se despenhou constataram a morte de todas as quatro pessoas que seguiam a bordo, dois pilotos e outros dois militares.
De acordo com o Ministério da Defesa italiano, o aparelho, um AB-412 do Exército transalpino, despenhou-se durante a última noite, sendo que os seus destroços acabaram por ser localizados cerca das 06h00 locais (03h00 em Lisboa) numa zona desértica perto da base militar de Talil.
A Itália conta com um efectivo de cerca de 2.700 soldados destacados no sul do Iraque, integrados na força multinacional que está sob comando britânico na região. Com mais este incidente, eleva-se já a três o número de aeronaves que caíram no Iraque em menos de uma semana.
Ontem, a queda de um avião de reconhecimento da Força Aérea iraquiana na região oriental do país, perto da cidade de Jalawla, 150 quilómetros a nordeste de Bagdad, causou morte de quatro militares norte-americanos e de um iraquiano.
Quinta-feira passada, dois outros soldados norte-americanos haviam perdido a vida depois do helicóptero em que seguiam ter sido abatido por tiros de armas ligeiras perto de Baquba, a nordeste de Bagdad.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)