Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Herdeira da L’Oreal declarada incapaz

Liliane Bettencourt, herdeira dos cosméticos L'Oreal e dona da terceira maior fortuna da França, sofre de demência e doença de Alzheimer e por isso será colocada sob tutela. Os negócios do gigante francês vão ser geridos pela filha Françoise Bettencourt-Meyers.
17 de Outubro de 2011 às 15:41
Relação entre Liliana Bettencourt e o fotógrafo Fraçois-Marie Banier originou disputa pelo controlo do gigante francês
Relação entre Liliana Bettencourt e o fotógrafo Fraçois-Marie Banier originou disputa pelo controlo do gigante francês FOTO: Horst Assinger/Epa

O juiz de Courbevoie decidiu que o neto mais velho de Liliane Bettencourt vai ter a guarda da avó, enquanto a filha e dois netos vão administrar o património.

O boletim médico de Liliane Bettencourt aponta para "uma demência mista" e de "Alzheimer em estágio moderado para severo" com um "processo degenerativo cerebral lento". Pessoas próximas à bilionária afirmaram que o boletim assinado por médicos, que acompanharam um juiz em Junho à sua residência, foi contestado pela defesa da herdeira. A anulação do documento foi pedida, e a justiça deve examinar o pedido até o dia 10 de Novembro.

Em entrevista, Liliane Bettencourt ameaçou abandonar a França caso o juiz decidisse coloca-la sob a tutela de sua filha Françoise. "Se acontecer isso, eu parto para o estrangeiro. Se minha filha tomar conta de mim, eu vou sufocar", declarou a herdeira.

A decisão de hoje coloca um ponto final numa disputa que começou há quatro anos, quando Françoise Bettencourt-Meyers acusou o fotógrafo de celebridades François-Marie Banier de se aproveitar da bilionária, que esta semana completa 89 anos, alegando ter recebido prendas num valor total de mil milhões de euros.

A disputa acabou por revelar que Liliane Bettencourt entregou dinheiro para a campanha presidencial de Nicolas Sarkozy, uma informação desmentida pela Presidência francesa. Mãe e filha ainda decidiram dar uma trégua e avançar com o processo de sucessão no grupo L’Oreal, mas a paz foi de curta duração. O tribunal decidiu agora os destinos da família.

liliane bettencourt l'oreal frança françoise bettencourt-meyers tribunal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)