Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Hillary Clinton pede derrota de Donald Trump

Candidata democrata prometeu acabar com a corrupção.
8 de Novembro de 2016 às 00:01
A candidata democrata Hillary Clinton
A candidata democrata Hillary Clinton FOTO: Lucas Jackson/Reuters
A candidata democrata às presidenciais norte-americanas pediu esta segunda-feira a derrota de Trump e prometeu acabar com a corrupção, no último dia de uma campanha marcada por excessos e violência que chocaram além das fronteiras dos Estados Unidos.

As sondagens dão, à justa, uma vitória a Hillary Clinton, que se poderá tornar na primeira mulher a ser Presidente dos Estados Unidos.

Uma vitória do candidato republicano Donald Trump, que poderá ser um terramoto político no poder mundial, não deve ser descartada, apesar de o mapa eleitoral ser favorável aos democratas.

"Eu quero ser a Presidente de todos os norte-americanos, democratas, republicanos, independentes", afirmou Hillary Clinton no Michigan.

Hillary Clinton voltou a acusar Donald Trump de ser um "perigo público" incapaz de dirigir o país.

"A escolha não poderá ser mais clara. É a escolha entre a divisão e a unidade do nosso país", sublinhou a candidata, de 69 anos.

Donald Trump, 70 anos, vai terminar o dia de hoje no Michigan.

"O meu compromisso com os eleitores é um plano para acabar com a corrupção do Governo. Está na hora de rejeitar a imprensa e a elite política que tem eviscerado o país. Os anos de traição vão acabar", prometeu Donald Trump, antecipando terça-feira como um "dia histórico".

Depois de semanas de ataques ferozes, ambos os candidatos intensificaram os apelos ao voto.

Segundo as últimas sondagens, Hillary Clinton recolhe 45,5% das intenções de voto, contra 42,3% de Donald Trump.

A boa notícia para Hillary Clinton é a elevada participação dos eleitores hispânicos, que não perdoaram a Donald Trump.

A participação dos eleitores de origem latina poderá compensar a apatia dos afro-americanos, que parecem menos motivados nestas presidenciais em comparação com as eleições em que Barack Obama foi eleito.
Hillary Clinton Estados Unidos Donald Trump Barack Obama política eleições
Ver comentários