Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Homem que conduzia camião com gás agiu após noite de excessos

Polícia travou homem com tiro depois deste causar o pânico em Barcelona.
Lusa 22 de Fevereiro de 2017 às 12:45
O homem que na terça-feira roubou um camião do gás em Barcelona e semeou o pânico em Barcelona até ser travado a tiro atuou de forma improvisada, sem planear, num estado alterado e instável, após passar uma noite de excessos, gastando importantes somas de dinheiro en sexo, drogas e álcool.

Numa conferência de imprensa, o ministro do Interior do governo catalão, Jordi Jané, insistiu em descartar uma motivação terrorista no incidente que pôs Barcelona em alerta.

Referiu que o homem, de 32 anos e nacionalidade sueca, não fez qualquer declaração, não tem ligações conhecidas a organizações terroristas e não foi encontrado nada suspeito no hotel onde estava alojado desde que chegou a Barcelona na segunda-feira.

O detido, que continua internado num hospital, onde recupera do seu estado alterado e onde está a ser sujeito a exames para avaliar o seu estado mental, passou toda a noite de segunda-feira em festa e gastou, na companhia de alguns compatriotas, muito dinheiro em vários locais, tendo depois desaparecido num estado de "euforia continuada", explicou Jané.

A agência EFE cita fontes próximas da investigação que explicam que as "atividades caras" a que se refere o ministro incluem prostituição e consumo excessivo de álcool e drogas.

Jané concluiu que o homem atuou de forma "não planificada, improvisada" e que antes de roubar o camião de gás butano tentou sem êxito parar vários veículos e apropriar-se de uma moto, já que o seu objetivo, num estado de "alteração", era ir em direção ao mar.

O detido, que na Suécia tem antecedentes criminais por delitos comuns, chegou a Barcelona na segunda-feira num voo procedente de Moscovo, após uma escala de dez dias procedente de Copenhaga (Dinamarca), e alojou-se num hotel na companhia de um amigo, que já abandonou Espanha.
homem camião Barcelona excessos noite camião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)