Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

HOWARD À CONQUISTA DO QUARTO MANDATO

A coligação conservadora do primeiro-ministro John Howard surge com uma vantagem mínima sobre a oposição trabalhista nas sondagens para as eleições federais de hoje na Austrália.
9 de Outubro de 2004 às 00:00
As sondagens de opinião de dois institutos revelam que Howard, no termo do seu terceiro mandato consecutivo, está com 52 por cento das intenções de voto, percentagem que se manteve inalterada após seis semanas de campanha.
O instituto ACNielsen indica que Howard, de 65 anos, goza da simpatia de 54 por cento do eleitorado, e o seu rival trabalhista, Mark Latham, de 43 anos, de apenas 40 por cento.
Tal como nos Estados Unidos, o Iraque esteve no centro da campanha, com Howard a insistir que os mais de 800 militares australianos deverão continuar em solo iraquiano e países vizinhos até serem necessários. Latham, que sempre se opôs à guerra, preconiza o regresso das tropas já no Natal.
Nos 150 assentos da Câmara dos Representantes, os conservadores só tem oito de vantagem sobre os trabalhistas, aos quais bastará a conquista de 12 assentos para formarem governo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)