Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Hugo Chávez diz que "nasceu de novo" no regresso a Caracas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, regressou hoje a Caracas, depois de realizar o quarto ciclo de um tratamento de quimioterapia para combater células cancerígenas, vincando à chegada que "nasceu de novo".
23 de Setembro de 2011 às 08:53
Hugo Chávez, presidente da Venezuela, quimioterapia, regresso
Hugo Chávez, presidente da Venezuela, quimioterapia, regresso FOTO: d.r.

"Fechámos o ciclo da quimioterapia e agora vamos dedicar-nos à recuperação  plena de toda a parte física, através da fisioterapia, os exercícios, a  recuperação progressiva e plena (...) sinto, de verdade, que nasci de novo",  disse.  

O presidente da Venezuela falava no Aeroporto Internacional Simón Bolívar  de Maiquetía (norte de Caracas), durante uma transmissão feita em simultâneo  e de maneira obrigatória pelas rádios e televisões do país, devido ao seu  regresso de Havana, Cuba.  

Vestido com uma roupa desportiva da Academia Militar, Chávez ressaltou que os resultados do tratamento "foram altamente bem-sucedidos, de novo graças a Deus, graças à ciência médica", disse, mencionando ainda Cuba e os líderes da ilha, Fidel e Raúl Castro.

"Sobre a minha saúde, isso é o que tenho que dizer. Sei que continuam  as especulações, não façamos caso, eu sinto-me bem, muito bem e continuarei  assumindo com o ritmo adequado as minhas funções à frente do Governo, do  Estado, do movimento revolucionário e não só dentro do país porque vocês  veem como está o mundo" frisou.  

Por outro lado referiu-se à recente assembleia-geral da Organização  das Nações Unidas, elogiou os discursos da presidente de Brasil, Dilma Rousseff,  e do da Bolívia, Evo Morales.  

Classificou o discurso de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, como "um monumento histórico ao civismo".  

Hugo Chávez foi operado de urgência em Cuba a 10 de Junho a um "abcesso  pélvico" e, a 1 de Julho, enviou uma mensagem ao país a revelar que também  tinha sido submetido a uma segunda operação durante a qual lhe foi extraído  um tumor com células cancerígenas.  

Desde então realizou quatro sessões de quimioterapia, uma delas no Hospital  Militar de Caracas e as outras três em Havana, Cuba.  

 

 

 

Hugo Chávez presidente da Venezuela quimioterapia regresso
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)