Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Hugo Chávez volta a fazer quimioterapia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que em 2011, quando lhe foi diagnosticado um cancro, já se tinha submetido a esse tipo de tratamento, começou agora um novo ciclo de sessões de quimioterapia, desta feita no seu próprio país. De acordo com Nicolás Maduro, vice-presidente venezuelano, Chávez submeteu-se sexta-feira à primeira sessão de quimioterapia de uma nova fase do seu tratamento contra a doença, mas não especificou quantas sessões serão aplicadas ao todo.
2 de Março de 2013 às 19:02

Ao contrário de todas as outras fases do tratamento, que decorreram em Cuba, Chávez recebeu a quimioterapia no Hospital Militar de Caracas, capital da Venezuela, onde está internado desde o passado dia 18 de Fevereiro. Todas as quatro cirurgias a que já se submeteu desde Junho de 2011 e as primeiras sessões de quimioterapia e radioterapia tinham ocorrido em Havana, capital de Cuba, onde ele passou largos meses.

Maduro declarou que Chávez está “muito animado” com o que espera seja um sucesso desta nova fase do tratamento. O pouco que tem sido divulgado nos últimos 20 meses sobre a doença do presidente da Venezuela dá conta de que ele padece de um cancro na região pélvica, mas uma publicação espanhola adiantou há dias que a doença já tinha atingido os pulmões, o que explicaria os graves problemas respiratórios que afectam Chávez desde a última cirurgia, em Dezembro.

Entretanto, foi inaugurada nesta sexta-feira uma capela no Hospital Militar de Caracas, especialmente dedicada a Hugo Chávez. Segundo Nicolás Maduro, a criação da capela, inaugurada com uma missa a que estiveram presentes, além do próprio Maduro, outros ministros, familiares e amigos de Chávez, era uma aspiração antiga de todos os que estão mais próximos do presidente e que, de acordo com o vice, ansiavam por um ponto de encontro espiritual. A primeira cerimónia religiosa celebrada na pequena capela terminou aos gritos de “Te queremos, Chávez!”.

Hugo Chávez venezuela cancro quimioterapia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)