Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Hungria avança com compra da vacina russa contra a Covid-19 apesar de não estar autorizada na UE

Regulador de medicamentos da União Europeia ainda não aprovou a vacina Sputnik V ou da AstraZeneca.
Correio da Manhã 22 de Janeiro de 2021 às 12:05
Vacina russa Sputnik V contra a Covid-19
Vacina russa Sputnik V contra a Covid-19 FOTO: Reuters

A Hungria vai comprar 2 milhões de doses da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19. Vacina ainda não está certificada pelo regulador de saúde da União Europeia.

A informação foi avançada esta sexta-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Peter Szijjarto, após conversações com o colega russo, Sergei Lavrov, em Moscovo, na Rússia.

O ministro húngaro afirmou que o carregamento inicial será suficiente para vacinar 300 mil pessoas. Seguem-se depois mais dois lotes para meio milhão e 200 mil pessoas, respetivamente.

Não é ainda conhecida a data para a chegada das doses ao país.

A Hungria é o primeiro país da União Europeia a comprar a vacina russa. O acordo acontece poucos dias depois de o regulador de medicamentos húngaro ter aprovado o uso das vacinas AstraZeneca do Reino Unido e Sputnik V da Rússia contra o coronavírus.

No entanto, o regulador de medicamentos da UE ainda não aprovou a vacina russa ou da AstraZeneca.

O primeiro-ministro Viktor Orban afirmou esta sexta-feira que o país não pode suspender as restrições até à inoculação em massa da população.

"Não precisamos de explicações, precisamos de vacinas", afirmou Orban em entrevista à rádio estatal.

APROVAÇÃO EUROPEIA AINDA PENDENTE

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deverá decidir sobre a vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford no próximo dia 29 de janeiro. A Rússia pediu na quarta-feira passada o registo da sua vacina na UE. Os cientistas têm levantado questões sobre a velocidade com que Moscovo lançou a vacina, dando ainda o aval para a inoculação em casa e em massa antes dos testes de segurança e eficácia estarem completos.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários