Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Iberia: Greve dos pilotos cancela 127 voos

A Iberia anunciou ter cancelado 127 voos entre este domingo e a próxima terça-feira, devido à greve dos pilotos a que acrescem as paralisações convocadas pelos sindicatos minoritários do pessoal de terra (CT) e (CNT) e dos tripulantes (TPC).

19 de Fevereiro de 2012 às 13:39
Decisão de criar uma filial para operar voos de curta e média distância "é inegociável" revelou a empresa
Decisão de criar uma filial para operar voos de curta e média distância 'é inegociável' revelou a empresa FOTO: Reuters

Do total de voos cancelados por causa da nova greve dos pilotos que protestam contra a criação da Iberia Express, uma companhia de preço 'low cost', quatro estavam marcados para hoje, 121 para segunda-feira, dia da greve, e dois para terça-feira, dia 21 de Fevereiro.

Na próxima segunda-feira, a Iberia vai operar com 200 voos, 62% dos 321 programados, enquanto o cancelamento de voos vai afectar 38% das operações previstas, disseram fontes da companhia de aviação.

O segmento mais afectado pelos cancelamentos é o das rotas domésticas, com 57 voos cancelados.

Estão ainda previstas mais duas greves, uma na sexta-feira, dia 24 de Fevereiro (com 113 cancelamentos) e  outra na quarta-feira, 29 de Fevereiro (com 130 voos cancelados).

Os sindicatos dos pilotos (SEPLA), juntamente com os do pessoal de terra (CNT) e (CTA), advertiram a Iberia para o endurecimento da luta, através de greves e manifestações, caso a transportadora continue "a não querer negociar".

Por sua vez, a Iberia deixou claro na semana passada, depois de uma nova reunião infrutífera com o SEPLA, que a decisão de criar uma filial para operar voos de curta e média distância "é inegociável", uma vez que tem a ver com a estratégia de gestão da empresa.

A companhia aérea de baixo custo Iberia Express irá iniciar operações no próximo dia 25 de Março.

Iberia Voos low cost Sindicatos Pilotos Iberia Express Greve Manifestação Espanha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)