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Identificação de propaganda política na UE entra em vigor na sexta-feira

Regulamento estabelece normas comuns da UE em matéria de transparência para a propaganda política, tanto 'online' como 'offline'.

08 de outubro de 2025 às 14:35

Todos os anúncios políticos na União Europeia (UE) terão de ser claramente identificados como tal, a partir de sexta-feira, com a entrada em vigor do regulamento relativo à transparência e ao direcionamento da propaganda política.

O regulamento estabelece normas comuns da UE em matéria de transparência para a propaganda política, tanto 'online' como 'offline'.

A partir de 10 de outubro, todos os anúncios políticos terão de ser claramente rotulados como tal e acompanhados de algumas informações básicas sobre quem os pagou e quanto e se são direcionados para um público específico.

Em conformidade com o regulamento, a Comissão Europeia criou um portal através do qual os Estados-Membros fornecem as , bem como um portal que enumera os representantes legais dos prestadores de serviços de estabelecidos fora da UE, mas registados num Estado-membro.

Estes portais apoiarão a aplicação do regulamento.

Segundo um comunicado do executivo comunitário, o Regulamento sobre a Transparência da Publicidade Política protege tanto a liberdade de expressão como a liberdade de informação, ajudando os cidadãos a reconhecer a publicidade política paga e a distingui-la de outros conteúdos, tais como conteúdos editoriais ou opiniões políticas expressas a título pessoal.

Este regulamento ajudará a salvaguardar a integridade dos processos eleitorais e a apoiar um debate democrático aberto.

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