Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Idosa morre após transfusão de café com leite

Uma idosa, de 80 anos, morreu no passado domingo depois de ter recebido, por engano, uma transfusão de café com leite. O caso ocorreu no Posto de Atendimento Médico de São João de Meriti, Rio de Janeiro, e o erro terá partido de uma enfermeira estagiária.
17 de Outubro de 2012 às 19:11
Palmerina tinha 80 anos
Palmerina tinha 80 anos FOTO: d.r.

Foi a família de Palmerina Pires Ribeiro a detectar o erro e a denunciá-lo. Segundo familiares, duas enfermeiras entraram no quarto da idosa e uma das profissionais injectou a mistura no cateter em que deveria circular soro.

Palmerina estava internada há dez dias com uma infecção renal e era alimentada por uma sonda no nariz e por soro.

O caso já está a ser investigado pela Polícia local e pela Câmara, responsável pela unidade de saúde. Entretanto, as enfermeiras e a técnica de enfermagem responsável foram afastadas de funções e podem vir a ser acusadas de homicídio.

Segundo a imprensa brasileira, a enfermeira responsável pelo erro tem 23 anos e trabalhava no Posto Médico há apenas um mês.

Um caso semelhante já tinha ocorrido uma semana antes na Santa Casa de Barra Mansa, também no Rio de Janeiro. Ilda Vitor Maciel, de 88 anos, morreu depois de lhe terem aplicado sopa pela veia, em vez da medicação recomendada.

idosa brasil erro enfermeira café com leite soro transfusão posto de atendimento
Ver comentários