Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Iémen: 44 mortos em confrontos entre exército e Al-Qaida

Militantes da al-Qaida atacaram esta segunda-feira um quartel no sul do Iémen desencadeando violentos confrontos em que morreram pelo menos 44 pessoas, segundo fonte militar.
9 de Abril de 2012 às 16:19

Os confrontos em Loder, na província de Abyan, iniciaram-se de madrugada e continuavam ao princípio da tarde, segundo a fonte citada pela agência France Presse.

Até então, indicou, foram mortos 14 militares, incluindo um oficial, seis membros das tribos locais que apoiam o exército e 24 combatentes da al-Qaida.  

Este balanço foi confirmado à agência por responsáveis locais, segundo os quais a situação na região é de grande tensão. Esses responsáveis disseram que algumas posições da al-Qaida foram bombardeadas a partir do mar.

A cidade de Loder fica 150 quilómetros a nordeste da capital provincial, Zinjibar, controlada há quase um ano pelos chamados "partidários da sharia" (lei islâmica), um grupo com ligações à organização terrorista na Península Arábica (Aqpa).

Uma fonte local em Jaar, para onde foram levados os extremistas mortos, disse que no domingo outros 12 militantes foram mortos num ataque do exército lançado dos arredores de Zinjibar.

A al-Qaida reforçou nos últimos meses a sua presença no sul e no leste do Iémen, aproveitando o enfraquecimento do poder central devido à revolta popular contra o presidente Ali Abdallah Saleh, formalmente afastado em Fevereiro.

iémen al-qaida morte quartel ataque
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)