Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Igreja também desafina

Bento XVI pediu ontem maior harmonia entre os cristãos, durante a inauguração do novo órgão da ‘Velha Capela’ de Ratisbona, Baviera.
14 de Setembro de 2006 às 00:00
O Papa aproveitou a ocasião para comparar a Igreja no mundo com um imponente órgão de tubos, idêntico ao que acabara de benzer, considerando que, quando se toca bem e o instrumento está afinado, o som emitido conduz-nos à plenitude dos sentido e ao encontro com Deus.
O problema, considerou, é quando a comunidade católica dá sinais de cansaço ou se escutam sons (vozes) tão desafinadas que se tornam “insuportáveis”.
Nestes momentos “é necessário intervir para fazer regressar a harmonia”, alertou.
“No órgão que apresenta problemas de registo, seja pelo tempo, seja pelas circunstâncias, deve intervir--se rapidamente com uma mão especialista, para corrigir a afinação”, sublinhou o pontífice.
A inauguração, durante a manhã, do órgão na basílica de Alte Kapelle foi a única cerimónia oficial do quinto e penúltimo dia da missão apostólica de Bento XVI na Alemanha, que começou domingo.
O resto do tempo foi passado na companhia do irmão, com quem visitou o cemitério onde estão sepultados os pais e uma irmã e na sua casa de Pentling.
O Papa regressa ao princípio da tarde de hoje a Roma, após um encontro com sacerdotes e diáconos da arquidiocese de Munique e Freising, onde o Chefe da Igreja Católica fará a sua última intervenção.
Um discurso que deverá seguir a linha dos anteriores, onde Bento XVI tem alertado, em tom crítico e severo, para o lugar secundário a que a fé tem sido remetida no mundo Ocidental, em detrimento da razão. “Uma razão que é surda diante do divino e que remete a religião para o âmbito da subcultura”, lamenta Bento XVI.
Deus, diz o Papa, é a “razão criadora” e, como tal, “temos de ter coragem para nos abrir à razão, sem medo das questões que levanta”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)