Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Ilha do Príncipe e Sobral celebram centenário do eclipse que permitiu validar a Teoria da Relatividade de Einstein

Em São Tomé e Príncipe, as celebrações do centenário decorrem desde sábado e terminam esta quarta-feira.
29 de Maio de 2019 às 08:53
Albert Einstein
Eclipse solar de 1919 em Sobral no Brasil
Albert Einstein
Albert Einstein
Albert Einstein
Albert Einstein
Eclipse solar de 1919 em Sobral no Brasil
Albert Einstein
Albert Einstein
Albert Einstein
Albert Einstein
Eclipse solar de 1919 em Sobral no Brasil
Albert Einstein
Albert Einstein
Albert Einstein
A ilha do Príncipe e a localidade brasileira de Sobral assinalam esta quarta-feira os 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, uma "revolução científica" e um momento histórico no pós-Primeira Guerra Mundial.

O eclipse solar ocorrido em 29 de maio de 1919 permitiu a duas equipas de astrónomos britânicos, uma na ilha são-tomense do Príncipe -- chefiada por Arthur Eddington - e outra em Sobral (Ceará) -- liderada por Andrew Crommelin -, comprovar a teoria do encurvamento gravitacional da luz, formulada quatro anos antes pelo físico alemão Albert Einstein.

Em São Tomé e Príncipe, as celebrações do centenário decorrem desde sábado e terminam hoje, com a inauguração do Espaço Ciência Sundy, na roça com o mesmo nome - onde ocorreu a observação do eclipse -, com a presença do Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, e do chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho.

O Espaço pretende "valorizar e reconhecer a herança científica, cultural e histórica da ilha do Príncipe", disponibilizando uma exposição interativa sobre o fenómeno.

A cidade brasileira do Sobral recebeu nos últimos dias palestras, mostras sobre Astronomia, Astrofísica, História do eclipse de 1919, Relatividade Geral e Cosmologia, assim como o lançamento de livros sobre o tema, numa parceria entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Prefeitura de Sobral e o Governo do estado do Ceará.

Para hoje, entre outros eventos, está prevista a realização, no Theatro São João, da 'Global Opera in Science', com transmissão simultânea em Sobral, Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Ilha do Príncipe e Noruega, e que conta com a participação de alunos dos dois países.

Será ainda reinaugurado o Museu do Eclipse, com apresentação da Orquestra da Universidade Federal do Ceará.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)