Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Democratas confirmam artigos de abuso de poder e obstrução do Congresso contra Trump

Está previsto que os artigos sejam votados nesta quinta-feira.
Correio da Manhã 10 de Dezembro de 2019 às 14:21
Trump é acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso
Donald Trump
Donald Trump
Trump é acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso
Donald Trump
Donald Trump
Trump é acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso
Donald Trump
Donald Trump
Os democratas apresentaram esta terça-feira os dois artigos de impeachment que acusam o presidente dos EUA, Donald Trump: abuso de poder e obstrução do Congresso.

Estes dois artigos representam o culminar de meses de investigação liderada pelos democratas da Câmara dos Representantes sobre as negociações do presidente norte-americano com a Ucrânia.

O Comité Judiciário da Câmara dos Representantes terá a cabo esta quinta-feira, indicou fonte próxima à Reuters, uma votação nos artigos de impeachment a que Trump está a ser acusado, com uma votação de toda a Câmara dos Representantes marcada para a próxima semana. Controlada por Democratas, a votação deverá conduzir a um julgamento no Senado norte-americano, dominado pelo Partido Republicano, em janeiro do próximo ano.

"Ninguém, nem mesmo o presidente, está acima da lei", afirmou o presidente do Comité Judiciário da Câmara dos Representantes, Jerrold Nadler, indicando que Trump minou a integridade das eleições presidenciais de 2020 e colocou em perigo a segurança dos EUA com alegadas pressões à Ucrânia e ao seu presidente, Volodymyr Zelensky, para investigar um concorrente político, o democrata Joe Biden.

O Partido Democrata acusa Trump de reter fundos militares prometidos à Ucrânia e de engendrar um encontro com o seu presidente para lançar a investigação a Biden.

A acusação formal torna Trump no quarto presidente dos EUA a enfrentar um processo de impeachment na história do país, depois de Andrew Johnson em 1868, Richard Nixon em 1974 e Bill Clinton em 1999. 




   
Donald Trump Câmara dos Representantes política parlamento impeachment
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)