Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

IMPERADOR DO JAPÃO TEM CANCRO

A Imprensa imperial nipónica deu ontem uma triste notícia aos japoneses: o imperador Akihito sofre de cancro na próstata e será operado no próximo mês. A doença foi diagnosticada pelos médicos durante um controlo clínico efectuado na semana passada, poucos dias depois de o imperador ter completado 69 anos.
28 de Dezembro de 2002 às 18:38
Imperador Akihito
Imperador Akihito
‘Células cancerosas foram descobertas na próstata’ – referiu a agência imperial em comunicado, acrescentando que o imperador será submetido a uma intervenção cirúrgica em meados de Janeiro para lhe ser extraído o tumor. Ainda segundo informações adiantadas pela Casa Imperial, Akihito deverá ficar internado durante pelo menos um mês, após a sua admissão no hospital.

O actual detentor do trono de Crisântemo, que festejou na passada segunda-feira o seu 69.º aniversário, esteve internado um dia e uma noite para controlo médico de rotina no hospital imperial, localizado no interior do seu palácio. A agência Kyodo, citando também fontes imperais adiantou que os médicos acreditam que as células cancerígenas não se espalharam para outras partes do corpo.

Recorde-se que o pai de Akihito, o imperador Hirohito, morreu em 1989, devido a um cancro no duodeno.

DESCENDENTE DO MÍTICO JIMMU

Primogénito do imperador Hirohito, e da imperatriz Nagako (falecida há dois anos) , Akihito é o 125.º imperador na linha de imperial inquebrável desde o mítico imperador Jimmu, que ascendeu ao Trono do Crisântemo por volta do ano 660 a.C. Ainda antes da morte de seu pai, em1989, Akihito assumiu a regência do reino em 1989, devido à grave doença de Hirohito, cujo império asiático foi esmagado pelos aliados na II Grande Guerra. Akihito acabou por suceder formalmente a seu pai, após a morte deste, no ano seguinte, dando início à era Heisi (’Realização e Paz’) durante a qual o imperador passou a ter um papel meramente simbólico e ‘líder’ do Shintoísmo, a religião tradicional do Japão.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)