Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Imprensa de Maputo ‘dá vitória’ à FRELIMO e Guebuza

A imprensa de Moçambique dá conta nesta quinta-feira que o partido do partido do governo, a FRELIMO, e de seu líder, o presidente Armando Guebuza, são os grandes vencedores das eleições da passada quarta-feira.
29 de Outubro de 2009 às 20:05
Imprensa de Maputo ‘dá vitória’ à FRELIMO e Guebuza
Imprensa de Maputo ‘dá vitória’ à FRELIMO e Guebuza FOTO: Grant Lee Nuenberg/Reuters

'Apenas um milagre impediria a FRELIMO de festejar a vitória', afirma o jornal independente 'O País'. 'Guebuza ainda não tem opositor', completa. O jornal destaca ainda que o Movimento Democrático de Moçambique (MDN), fundado em Março por dissidentes do histórico partido de oposição Resistência Nacional de Moçambique (RENAMO), ficou em segundo lugar.

'Guebuza lidera, Daviz esmaga Dhlakama', afirma o jornal, em referência a Daviz Simango, líder do MDM, e Afonso Dhlakama, líder da RENAMO.

'O apuramento dos votos começa sem surpresa', informa, por seu turno, o jornal estatal 'Notícias', ao comentar a vitória antecipada da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) do presidente Guebuza. 

A FRELIMO, que governa a antiga colónia portuguesa desde a independência em 1975, teve a vida facilitada nas eleições pelas divisões da oposição.

Os resultados oficiais só deverão ser conhecidos dentro de dias. O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral afirmou que a afluência às urnas foi maior do que em eleições anteriores.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)