Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Inaugurada estátua do Presidente do Turquemenistão com 21 metros

O monumento representa Berdymoukhamedov no cume de um rochedo, montado no seu cavalo favorito.
25 de Maio de 2015 às 19:43
Estátua no Turquemenistão.
Estátua no Turquemenistão. FOTO: Marat Gurt/Reuters

Uma imponente estátua dourada do Presidente do Turquemenistão, Gourbangouly Berdymoukhamedov, foi inaugurada esta segunda-feira em Ashkhabad, capital do país, retomando a tradição de culto de personalidade de que já era alvo o seu antecessor na Presidência desta república ex-soviética.

A estátua de bronze, coberta com folha de ouro e com 21 metros de altura, é o primeiro monumento do género a representar o Presidente deste país da Ásia central.

O monumento representa Berdymoukhamedov no cume de um rochedo, montado no seu cavalo favorito, e com uma pomba na mão direita.

Durante a cerimónia, a que Berdymoukhamedov não assistiu, foi tocado o hino nacional, pombas foram largadas e soldados fizeram um voto de lealdade ao Presidente.

Após a inauguração, a presidente do parlamento Akdja Nourberdieva afirmou que o monumento foi erguido a pedido "de pessoas simples e de organizações profissionais e públicas".

"Todos nós devemos agradecer a Deus todo-poderoso por o nosso país ser governado por um sábio homem de Estado, nosso 'Protetor'", disse à AFP Nourali Gourbanov, um reformado de 75 anos, referindo-se à designação utilizada por Berdymoukhamedov.

Presidente do Turquemenistão estátua presidente
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)