Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

INAUGURADO PRIMEIRO BANCO DE CÉLULAS ESTAMINAIS

A Inglaterra inaugura esta quarta-feira o primeiro banco a nível mundial de células estaminais, um passo em frente na evolução da investigação médica, que está a gerar polémica.
19 de Maio de 2004 às 11:16
A investigação desenvolvida em torno das células estaminais tem sido alvo de muita controvérsia. Esta células, de acordo com a comunidade científica, são as únicas capazes de se transformarem em qualquer outro tipo de células do corpo humano.
A abertura do Instituto Nacional de Controlo Biológico, totalmente financiado pelo governo britânico abre portas à investigação destas células, que podem vir a ser usadas no tratamento de doenças como diabetes, Alzheimer, cancro ou Parkinson.
A criação deste banco está já a gerar polémica em Inglaterra, com parte dos cientistas a defenderem esta oportunidade de fazer história no campo da investigação científica, e outros, como grupos pró-vida, a levantarem questões de ética em torno deste processo. Uma das questões levantadas é o facto de as células mais propícias ao uso na investigação serem as retiradas de embriões humanos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)