Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Incêndio força evacuação de turistas na Grécia

Um turista alemão morreu, na madrugada desta terça-feira, e centenas de pessoas foram evacuadas para as praias, na localidade de Casandra, na região noroeste da Grécia, devido a um incêndio florestal que lavra numa frente de 35 quilómetros.
22 de Agosto de 2006 às 08:17
As autoridades gregas confirmaram que o turista alemão morreu afogado quando tentava alcançar uma das dezenas de embarcações que se encontravam junto às praias de Polijrono para evacuar os residentes locais e turistas que fugiam das chamas que cercavam habitações, hotéis e uma colónia de férias para crianças.
O presidente da província de Halkidiki, Argiris Lafazanis, decretou o estado de emergência na localidade de Casandra e o responsável dos bombeiros locais, Andreas Kois, classificou a situação de "trágica".
O fogo, que começou na segunda-feira à noite e continuava a lavrar ainda esta manhã, destruiu dezenas de habitações e viaturas, tendo as autoridades locais ordenado a interrupção do fornecimento de electricidade em metade da península de Halkidiki.
No combate às chamas estão envolvidos pelo menos 210 bombeiros, apoiados por 74 viaturas, e 50 soldados com o apoio de máquinas escavadoras.
Residentes na região levantaram queixas, perante os media, de que o apoio para combate aos fogos foi tardio.
Entretanto, os bombeiros gregos estiveram em alerta nas últimas 72 horas devido à vaga de calor que atinge o país, com as temperaturas a atingirem os 44 graus.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)