Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Índia: Chuvas desalojam seis milhões

Pelo menos 120 pessoas morreram nas inundações provocadas pelas chuvas sazonais da monção no nordeste da Índia e seis milhões tiveram de abandonar as suas casas, segundo um balanço oficial divulgado este sábado.

7 de Julho de 2012 às 20:52
Cerca de seis milhões de pessoas tiveram de abandonar as suas casas
Cerca de seis milhões de pessoas tiveram de abandonar as suas casas FOTO: Reuters

O serviço de meteorologia prevê que a região continuará a registar chuvas pelo menos nas próximas 24 horas.

O estado de Assam foi o mais afectado pela forte precipitação que fez transbordar o rio Bramaputra. O mau tempo afectou também os estados vizinhos de Arunachal Pradesh,  Manipur e Meghalaya, onde não se registaram vítimas mortais.

"Cento e vinte pessoas morreram até ao momento em incidentes separados. Cento e cinco afogaram-se ao tentar escapar às inundações e 16 foram apanhadas por deslizamentos de terras causados pelas chuvas", disseram as autoridades locais em comunicado.

Por outro lado, cerca de seis milhões de pessoas tiveram de abandonar as suas casas, refugiando-se em zonas mais elevadas, onde foram instalados acampamentos provisórios para os desalojados.

As autoridades de Assam adiantaram que 26 dos 27 distritos foram afectados pelas inundações que destruíram milhares de habitações precárias, cortaram estradas e submergiram terras cultivadas.

A monção, que atravessa o subcontinente indiano entre Junho e Setembro, é da maior importância para milhões de camponeses mas provoca todos os anos inundações com vítimas mortais.

índia mortos desalojados chuvas monção
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)